domingo, 23 de março de 2008

Domingo, 7 de abril
Quase todos os domingos, almoço e janto sozinho, e inevitavelmente me invade a melancolia. "Que fiz da minha vida?" é uma pergunta que soa a Gardel ou ao Suplemento Feminino ou a um artigo do Reader's Digest. Não importa. Hoje, domingo, me sinto para além do risível e posso me fazer perguntas desse tipo.

Segunda-feira, 24 de fevereiro
É evidente que Deus me concedeu um destino escuro. Nem sequer cruel. Simplesmente escuro. É evidente que me concedeu uma trégua. A princípio, relutei em acreditar que isso pudesse ser a felicidade. Resisti com todas as minhas forças, depois me dei por vencido e acreditei. Mas não era a felicidade, era apenas uma trégua. Agora estou outra vez metido em meu destino. E é mais escuro do que antes, muito mais.

(Trechos do livro "A Trégua", do uruguaio Mario Benedetti. Há tempos não lia um livro tão bom; há tempos não sentia tanto prazer em ler um livro.)