terça-feira, 6 de agosto de 2013

 (...) Por que você vê tudo de forma tão rígida? Tente relaxar mais. Essa tensão acaba forçando você a ver as coisas do modo mais pessimista. Relaxe o corpo e você toda vai se tornar mais leve.
 Como você pode dizer isso?  perguntou Naoko com a voz pavorosamente seca.
Ao ouvi-la, percebi ter cometido um deslize.
 Por quê?  perguntou ela olhando fixamente para o chão a seus pés.  Não é novidade para mim que se eu relaxar o corpo todo eu me tornarei mais leve. De que adianta me falar isso? Pois ouça bem o que lhe digo: se eu relaxar agora, eu me despedaço. É assim que sempre vivi e que deverei continuar a viver. Se eu relaxar por um segundo, nunca mais conseguirei voltar à condição original. Eu me despedaçaria, e os fragmentos acabariam sendo soprados para algum lugar. É tão difícil para você compreender isso? Se nem isso você consegue entender, como pode então falar em cuidar de mim?
Fiquei calado."
H. Murakami, Norwegian Wood

(O fragmento acima é dedicado às boas almas que, inadvertidamente, sempre me aconselham a relaxar. Como escreveu Clarice: até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. "Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.")