sábado, 24 de maio de 2008

"Nosso GG em Havana"
Este é o título do livro que PJG (o meu "Popeye"!) acaba de lançar no Brasil. Como tudo o que ele escreve, é genial. Eu sei que sou suspeita para falar, mas já comecei a ler e posso dizer que é literatura de primeira!
O livro é uma obra à parte na literatura de Pedro Juan. Mostra que a capacidade criativa do autor vai muito além da descrição "sem cortes" do dia-a-dia dos cubanos que vivem en la Habana Vieja. (Um "tapa de luva" na cara daqueles que duvidavam de sua inventividade...)
Nele, PJG deixa de narrar em primeira pessoa, abandona a narrativa autodiegética, para contar uma história cheia de mistério envolvendo o escritor inglês Graham Greene. Eu, particularmente, acredito que o livro tem tudo para entrar no rol das grandes tramas policiais da história da literatura, como as escritas por George Simenon, a quem o autor cubano cita logo no texto de abertura de seu site pessoal.
Mas nem tudo é novidade em "Nosso GG em Havana". Para sorte do leitor, permanece o mesmo texto objetivo e pulsante da "Trilogia Suja", e que faz de PJG um dos melhores escritores latinos da atualidade.